A origem do surf atribui-se aos habitantes da Ilha de Uros, no Peru, que há 450 anos desafiavam o mar em balsas feitas de totora, tipo de palha. Os pescadores ficavam de pé em cima das balsas e direcionavam-as com os remos em direção à praia. Estas balsas são as ancestrais da prancha, talhada em peroba por George Freeth e Duke Kahanamoku, nos primeiros anos do século 20, no Havaí.
Porém, a origem do surf traz sempre uma grande polêmica, pois os havaianos desciam as ondas pelo simples e puro prazer de fazê-lo, já para os peruanos era um modo de "voltar" do trabalho.
Atualmente se dá a origem do esporte aos havaianos, no entanto, sempre quando podem, os peruanos tentam reivindicar isso. Velhos nativos do Havaí contam muitas histórias, entre as quais algumas dizem que seus ancestrais seriam descendentes dos Incas, que aventuraram-se pelo Pacífico em suas enormes canoas. Lendas ou não, estas histórias fazem algum sentido.
Lenda ou não podemos ver as precurssoras das pranchas de madeira feita pelos havainos, e hoje temos pranchas de poliuretano tão leves que proporciona aos surfistas voarem, e desfrutar de um surf moderno e agressivo, mas também não podemos esquecer dos peruanos nossos mestres na art de flutuar sobre as ondas, surgindo no Havaí ou Peru o surf é hoje um esporte que nos traz prazer e alegria.
Fonte, surfgeal